Mato Grosso, S�bado, 27 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat e ONG?s cacerenses reúnem-se com membros da Expedição Rio Paraguai
Unemat e ONG?s cacerenses reúnem-se com membros da Expedição Rio Paraguai
18/08/2003 19:16:11
por Coordenadoria de Comunicação Social

No último sábado, dia 16, a comunidade cacerense acolheu os membros da II Expedição Rio Paraguai, Suas Águas, Sua Gente, que durante sete dias atravessam de barco 680 km do Pantanal Mato-grossense, saindo do município de Cáceres-MT até Corumbá ,-MS.

Representantes de organizações não governamentais, do setor privado, de programas governamentais, pesquisadores e ambientalistas do Brasil, Bolívia, Peru, Argentina, Paraguai, Europa, Holanda e Estados Unidos participam da Expedição que teve inicio no domingo, dia 17. O objetivo é desenvolver um plano integrado e estratégico para o sistema de Áreas Úmidas Paraguai- Paraná.

Durante a chegada em Cáceres a expedição foi recepcionada com apresentações culturais de grupos regionais, que por meio de dança e música divulgam a cultura pantaneira.

Em seguida seus membros participaram de uma reunião promovida pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat e Organizações não governamentais locais, socializando para a população, o propósito da expedição e do projeto Ações para Proteção do Pantanal e Bacia do Alto Paraguai, no qual a atividade está inserida. Eles discutiram também formas de financiamento para a proteção dessas áreas.

O reitor da Unemat, Taisir Karim, compôs a mesa de personalidades, juntamente com o coordenador nacional do Programa Pantanal, Valmir Ortega, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, da WWF, e demais organizações ali presentes.




Socialização de Trabalhos




Na ocasião, professores e alunos pesquisadores da Universidade apresentaram a cartilha do Projeto Bases Sócio-Ambientais para o Planejamento Urbano da Cidade de Cáceres-MT.

Intitulado Cáceres uma Cidade em Busca da Sustentabilidade Sócio-Ambiental, a cartilha reúne resultados de pesquisas de 12 subprojetos, com mapeamentos de problemas encontradas na cidade, informações sistematizadas e apontamento de saídas.

Para o secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, Gilney Viana o projeto bases dá importante contribuição na elaboração de um programa consistente de Educação Ambiental voltado à administração pública e a sociedade cacerense. No texto de apresentação da cartilha o secretario manifesta apoio ao projeto e sinaliza a possibilidade de parcerias futuras entre a Universidade e a Secretaria no fomento de ações que visem a sustentabilidade.


Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada